Esta carta explica em linhas gerais os objetivos e as características do portal/site Maracatu.org.br.

Assim como a maioria dos textos do site esta carta esta em constante atualização. Esta é a 5ª versão, publicada em 03/06/2010.

O Maracatu de Baque Virado  ou Maracatu Nação é uma manifestação da cultura popular brasileira, afrodescendente e de cunho religioso. Surgiu provavelmente onde hoje é o estado de Pernambuco, com registros nas cidades de Recife, Olinda e Igarassu (que antigamente abrangia também o que são hoje os municípios de Itapissuma, Abreu e Lima e Itamaracá), durante o período escravocrata, entre os séculos 17 e 18. Como a maioria das manifestações populares do país é uma mistura de culturas ameríndias, africanas e européias.

Atualmente as Nações de Maracatu estão sediadas nas Cidades de Recife, Olinda e em outras cidades como Igarassu e Jaboatão dos Guararapes. Mas no final do século 20 a cultura do Maracatu Nação se espalhou por muitas cidades do país e por diversos lugares do mundo. Hoje, além das Nações, existem mais de uma centena de grupos no Brasil e no mundo trabalhando com a música, a dança e outros elementos da arte do Maracatu de Baque Virado.

Acreditamos que o fortalecimento desta manifestação se dá no cotidiano dos trabalhos realizados nas Nações e nos Grupos e na articulação entre todos eles, por meio de ações de troca, compartilhamento do conhecimento e colaboração mútua.

Consideramos que a articulação dessa rede é muito importante para o fortalecimento e a perenidade da cultura do Maracatu de Baque Virado no século 21 contribuindo para que estes diversos valores e tradições sejam amplamente compartilhados entre seus praticantes.

O www.maracatu.org.br é uma idéia bem simples: construir de forma coletiva uma plataforma que reúna páginas das Nações e dos Grupos de Maracatu em um grande acervo com informações em texto, vídeos, fotos, áudios e etc.

Ou seja, um site/portal onde a publicação de conteúdo é feita pelas próprias Nações e Grupos, de maneira simples como nos blogues. Cada Nação ou Grupo de Maracatu conectado ao projeto recebe um domínio como: suanação.maracatu.org.br ou seugrupo.maracatu.org.br.

Nosso intuíto é que as Nações e os Grupos tenham total autonomia na organização e publicação de seus conteúdos e que seus sites/páginas formem um grande conjunto de informações e referências sobre o Maracatu de Baque Virado, organizados pelas próprias pessoas que ‘brincam’ o Maracatu.

É importante lembrar que este projeto não visa qualquer tipo de lucro, não tem e não terá o objetivo de cobrar por nenhum tipo de trabalho. É uma iniciativa de pessoas que vivem o Maracatu de Baque Virado, contribuindo para esta Cultura.

Atualmete esta ‘no ar’ a versão 0.5 do site, que conta com os primeiros conteúdos e 5 Grupos da cidade de São Paulo. No segundo semestre de 2010 , daremos início a participação de Grupos de fora do Estado de São Paulo e quem sabe das primeiras Nações de Maracatu, crescendo na medida da participação de todos.

Para os que querem participar, Indivíduos, Grupos ou Nações, escrevam para contato@maracatu.org.br.

Obrigado!

Maracatu.org.br

Deixe uma resposta