O Maracatu.org.br é uma ação que foi idealizada por Marcio Lozano (Bloco de Pedra) no começo de 2009 e a partir daí desenvolvida por Diego Rojas, Guga (Bloco de Pedra), Jota e o próprio Marcio. A primeira instalação do WordPress (ainda MU) foi realizada pelo HackLab e foi lançada em 17/04/2009 junto com alguns plugins iniciais customizados para o portal.

A logo do Projeto foi criada pelo artista plástico Thiago Gualberto junto com diversos outros materiais usados no visual da primeira versão do site, que teve a contribuição de Jota . O Design Gráfico do portal atual foi criado e é mantido por Diego Rojas, os desenhos  foram feitos por João Vaz. Atualmente a responsável técnica pelo portal é a empresa Eté Design. Os temas dos sites dos Grupos e Nações tiveram contribuições e/ou foram desenvolvidos até agora, por: Eve14, Jota, Polones, Lelo Morais, Guto de Lima e Diego. O servidor do site é a BlueHost e hoje é mantido por Diego Rojas e Marcio Lozano.

O projeto foi contemplado até agora por 2 Editais públicos que viabilizaram a ação até hoje. No começo de 2009, ganhamos o VAI da Sec. Municipal de Cultura de São Paulo e no final de 2010 o ProAC da Sec. de Estado da Cultura de São Paulo. Com esses editais realizamos: 9 Oficinas presenciais com grupos de todo o Estado; Cortejo de Lançamento do site em 2009 no centro de São Paulo; Encontro de Grupos no Museu Afro em 2010; Produção e Comunicação do EncontroS 2012.

Somos atualmente uma equipe não fixa com diversos contribuidores. É importante dizer que o Maracatu.org.br não visa qualquer tipo de lucro para seus participantes e realizadores, nosso intuito é que os Grupos, e futuramente as Nações, tenham total autonomia na organização e publicação de seus conteúdos e que seus sites formem um grande conjunto de informações e referências sobre o Maracatu de Baque Virado.

SAIBA MAIS SOBRE O PROJETO